fbpx
Scroll Top
Avenida Miguel Bombarda, 21 - 7º Dto - 1050-161 Lisboa

Semear e Colher

20150126

Hoje apercebi-me, graças a uma conversa com um amigo, que umas sementes que tinha plantado há pouco tempo estão a germinar. Ao observar o vaso, reparei que plantinhas com caule tão fininho, vindas de sementes tão minúsculas, foram capazes de rebentar e rasgar a terra, em busca do sol. Demoraram semanas a fazê-lo, mas conseguiram. Em alguns dias em que olhei para o vaso e para a terra ainda intacta, duvidei que aquelas sementes fossem brotar, mas depois sabia, sentia dentro do meu coração, que iriam conseguir.

Nas nossas vidas tudo funciona da mesma forma, pois a mesma energia que faz brotar uma semente da terra também nos faz levantar de manhã e viver, e é a mesma que nos faz arrancar com um projecto ou construir algo. É também a mesma que nos permite ultrapassar-nos a nós mesmos e deitar abaixo todos os obstáculos. Essa energia é a energia do Amor. Não o amor terreno, mas sim aquele que sustenta todo o Universo, aquele que permitiu a criação de tudo o que nos rodeia.

Uma das minhas parábolas favoritas do Mestre é, precisamente, a parábola do semeador. Nela, o Mestre diz-nos que é preciso saber onde plantar as nossas sementes, pois onde as plantamos é onde elas irão crescer e dar fruto, e esse fruto depende exactamente da forma como as semeámos. Quando queremos algo na nossa vida, temos de o plantar em solo preparado, cuidar e alimentar em cada dia e investir na nossa sementeira. Isso significa que quando queremos algo, é com Amor que devemos cuidar e alimentar, e é a Fé que nos mantém firmes e fortes no propósito. De nada serve revirarmos a terra e verificar se a semente está a crescer. Isso só faria com que a semente não fosse devidamente alimentada e, conseguindo crescer, levasse muito mais tempo a brotar. Revirar a terra é termos pressa, não confiarmos no ritmo próprio da vida e de cada processo, não acreditarmos em nós, não termos fé.

É preciso compreender que em cada um de nós existe um microcosmos, um universo em tamanho pequeno que funciona exactamente da mesma maneira que o sistema das galáxias, das estrelas e dos planetas. Como um sistema perpétuo e perfeito, tudo tem uma cadência própria que não necessita de controlo nem de corda, que funciona apenas com a energia do Amor. Ninguém dá instruções à semente para ela crescer. Eu tinha as minhas sementes num frasco de vidro e nenhuma brotou. Apenas quando elas encontram um solo e as condições necessárias para esse arranque, então elas começam a transformar-se, naturalmente, seguindo o seu propósito. Por isso é tão importante trabalharmos o nosso Eu, o nosso coração, mas também a nossa mente, pois eles são o solo onde as sementes dos nossos projectos e do nosso crescimento poderão ser plantadas. É neles que a nossa essência será o substracto e o Amor o alimento. Por isso precisamos tanto de olhar para dentro de nós e nos encontrarmos, pois dentro de nós existe um universo que necessita de ser descoberto e explorado.

Boa semana!

Posts Relacionados

Deixa um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.