fbpx
Scroll Top
Avenida Miguel Bombarda, 21 - 7º Dto - 1050-161 Lisboa

Olhar para dentro

20150518

Boa tarde!

Muitas vezes digo às pessoas que chegam até mim algo que constantemente faço, que a solução de maior parte dos seus problemas passa por olhar para dentro delas próprias. A esta orientação, quase todas fazem-me a pergunta clássica: “Mas como é que eu faço isso?”

Olhar para dentro não é uma ciência, mas muito menos é uma tarefa hercúlea. No entanto, ela implica a capacidade de querer e permitir-me ver quem sou, ainda que não goste ou que não fique satisfeito. Olhar para dentro é encarar todas as facetas de mim mesmo, é descobrir a minha essência, ainda que para isso tenha de passar por um túnel negro e escuro, o dos meus medos, dos meus receios, das minhas dúvidas e do meu ego. Olhar para dentro é assumir a responsabilidade de cada passo que dou, sem culpa ou vitimização, compreendendo cada escolha, cada caminho, cada momento.

Quando olhamos para dentro de nós, propomo-nos descobrir aquilo que nos trouxe a esta etapa aqui na Terra, qual o grande propósito desta etapa tão dolorosa mas tão transformadora. Assim como a lagarta que cria o seu casulo para, dentro dele, se transformar numa bela borboleta, passando por uma difícil e vulnerável metamorfose, também é mergulhando dentro de quem somos que poderemos encontrara nossa essência e transformarmo-nos naquilo que realmente nos propusemos a ser.

Este processo é tão importante quanto difícil, pois ele implica, tal como a lagarta fechada no casulo, estarmos vulneráveis, rendermo-nos, arriscarmos a nossa própria existência em prol de algo que nem sequer sabemos muito bem o que é, mas que sentimos no nosso coração ser o caminho. A vivência terrena é um processo de densidade material que tem como maior fundamento e maior dificuldade (mas também o maior potencial) o trabalho sobre a posse e o apego, onde o Ego é uma ferramenta essencial. Ele é uma espécie de veneno que permite a cura, que tem de ser trabalhado de forma única, doseado e equilibrado. É ele quem permite a sobrevivência e a preservação da existência, mas é ele também quem mais alimenta a necessidade de zonas de conforto e de apegos.

Quando me perguntam, então, como fazemos tal coisa de olhar para dentro de nós, respondo sempre que apenas caminhando dentro do nevoeiro, do túnel escuro nos é colocado à frente, atirando-nos de corpo e alma, com Fé e trazendo a Luz de dentro de nós, é que podemos, efectivamente, conhecermo-nos a nós mesmos. É caminhando, como um peregrino, dentro de nós mesmos, que podemos compreender cada traço do nosso Eu. Não é parados, sem qualquer acção, que conseguiremos ultrapassarmo-nos a nós mesmos e subir os degraus da escadaria que nos leva à nossa essência, não é fechados dentro de casa, com medo da viagem, que vamos conhecer o mundo. É agindo, é escolhendo, é assumindo a responsabilidade de cada passo, é caindo e levantando-nos de novo que aprendemos como fazer melhor, como aperfeiçoar e modificar, é apenas dessa forma que, verdadeiramente, conseguiremos olhar para dentro de nós, quando nos propomos a dar cada passo no nosso verdadeiro Eu.

Boa semana!

Posts Relacionados

Deixa um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.