fbpx
Scroll Top
Avenida Miguel Bombarda, 21 - 7º Dto - 1050-161 Lisboa

O Mapa do Tesouro

20160330

Acredito – mais do que acreditar, sei – que dentro de cada um de nós há um diamante em bruto, pronto a ser lapidado e revelado na sua profunda beleza, e que os tempos que vivemos pedem exactamente que sejamos capazes de fazer esse duro trabalho de limpar a nossa alma e o nosso coração e mostrar o ser único e especial que somos. Lá fora, na televisão, nos jornais, nas revistas, nas pessoas que conhecemos e com quem nos relacionamos, nas que passam por nós na rua, que vemos num instante e, possivelmente, nunca mais voltaremos a ver, há tanto medo, tanto pessimismo, tanta dor, revolta e mágoa, tanta prisão que é vivida, apenas porque a maior parte de nós não conhece a beleza da unicidade da sua alma, assumindo-se como apenas mais um, sem qualquer valor acrescentado, que vem aqui à Terra viver uns anos e fazer qualquer coisa que nem sabe muito bem o quê nem porquê, esquecendo-se duma das maiores e mais extraordinárias premissas de se ser humano.

Em cada um de nós reside uma Centelha Divina, uma parcela daquilo que podemos chamar de Deus, não o gajo das barbas brancas que gostamos de representar, que nos fizeram acreditar, mas sim esse Todo do qual cada um de nós é uma pequena, mas essencial, gota. O Mestre tinha em si esta Verdade e, por isso, nos transmitiu que o Pai estava nele e Ele no Pai e que, por isso, fez todas as obras que nos foram relatadas. Da mesma forma nos disse que, se tomássemos para nós essa mesma Verdade, o mesmo seríamos nós capazes de fazer, e até maiores obras. Cada um de nós traz em si uma missão única, um caminho único, capacidades únicas e especiais, um singular toque que, se crermos e trabalharmos em nós mesmos, tudo pode transformar.

A questão reside, precisamente, em sermos capazes de mergulhar num trabalho profundo dentro de nós mesmos, resgatar as sombras, amá-las como uma parte essencial de cada um de nós, e com esse mesmo amor transformá-las, uma a uma, em verdadeira Luz, até que o percurso na Terra, a missão, esteja cumprida. Habituámo-nos a esconder-nos de nós mesmos, a fechar as nossas sombras num espaço reservado dentro do nosso ser e a fazer tudo para que nos esquecêssemos da sua existência. Durante séculos, transportámos para o funcionamento da nossa sociedade essa mesma condição, apoiada pelo Ego, instinto de sobrevivência primordial aqui na Terra, uma ferramenta criada para suportar o espírito no corpo, ferramenta que precisamos de aprender a usar, a dominar, a trabalhar. Durante séculos, transformámos o Eu num ego dominado, onde uns se elevaram, suportados por ganância, inveja, necessidade de poder e soberba, e outros foram dominados através das crenças, dos conceitos, da estruturação da individualidade.

Hoje, nos dias que vivemos, chegámos a um ponto em que, por necessidade de ascensão da própria energia da Terra, não podemos mais continuar a viver nas malhas do Ego, não podemos permitir ser dominados e aprisionados por medo, por revolta, por raiva e mágoa, pois isso significa apagar essa centelha que nos torna únicos, significa não revelarmos a nossa essência mais profunda e cumprir o caminho que nos predispusemos, noutra dimensão, noutro tempo, a vir cá trilhar. Não nos esqueçamos, porém, que revelar essas mesmas capacidades, essa faísca, é um trabalho constante, contínuo, de recordação dessa Verdade, de limparmos o nosso coração de tudo o que nele foi carregado de negativo, de transformarmos a nossa mente para a sua verdadeira função, a de co-criadora da nossa realidade.

O trabalho não é simples. Pelo contrário, é muito duro, pois implica quebrarmos padrões, conhecermo-nos tão bem que cada passo que damos estará em sintonia com um mapa já delineado, um mapa que nos orienta para a descoberta do nosso tesouro, a nossa unicidade, as capacidades e dons que nos encaminham para a compleição, para o reconhecimento duma das mais simples e concretas realidades, a da magia da vida. Recordemo-nos que o diamante é o resultado de uma das mais agressivas e violentas transformações, que pelo poder do fogo, da temperatura elevadíssima que provém do centro da Terra, transforma os elementos terrestres numa composição única e perfeita, fazendo com que, como um floco de neve, nenhum seja igual a outro. Da mesma forma, nenhum de nós é igual ao seu irmão, embora sejamos todos feitos das mesmas matérias.

Assim, é fácil de entender que não faz qualquer sentido olharmos para o nosso semelhante pelas lentes da comparação, que nos direccionam à inveja, que nos levam às mágoas, aos abandonos e às revoltas. Se alguém quiser fazer o caminho do seu irmão, então também os seus sapatos tem de calçar, a sua mala tem de carregar, as suas dores tem de suportar. Porém, se cada um reconhecer a Centelha Divina que há em si, ao mesmo tempo que dá os seus passos, que carrega o seu peso, que suporta a sua cruz, estende a mão ao seu irmão e ajuda-o a avançar. Hoje um irmão nosso, amanhã nós e, lado a lado, cada um segue o seu mapa e encontra a mais bela riqueza que poderá achar, a do espírito, libertando-se de todas as amarras, de todas as prisões. Mais uma vez, este não é um trabalho fácil nem rápido, é um trabalho de cada dia, é uma descoberta constante, uma entrega total e absoluta a nós mesmos.

Posts Relacionados

Deixa um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.