fbpx
Scroll Top
Avenida Miguel Bombarda, 21 - 7º Dto - 1050-161 Lisboa

A arma do Medo

20141013

Bom dia!

Desde há alguns dias que um tema me tem surgido na consciência. Resolvi debruçar-me sobre ele na crónica que escrevo semanalmente no Repórter Sombra, focado na questão do Ébola (podem ler neste link), e, como se não bastasse, durante o fim-de-semana, num curso que estou a fazer, esse foi um dos temas falados. Como não acredito em coincidências, resolvi abordá-lo nesta pequena reflexão que todas as segundas faço. O tema, esse, é tudo menos simples, pois estamos a falar sobre Medo.

Se perderes um bocadinho do teu tempo para observares o mundo, vais compreender que uma das mais poderosas armas que movem o mundo, hoje, é o Medo. Muito mais poderoso do que qualquer arma de fogo, arma química ou nuclear, o Medo, esse sim, é uma arma de destruição maciça, não porque mata (até pode chegar a isso), mas sim porque ele elimina o nosso Eu, adormece-o e controla-o, dando mais força e usando o Ego como forma de canalizar a nossa energia para uma grande massa de medo que nos rodeia. Desde há muito tempo que vivemos sob a égide do medo (na realidade, há milénios), mas nos últimos anos temos visto mais e mais formas de tentar criar um pânico que permita controlar ainda mais as massas. Observa com atenção o fenómeno do H1N1 e, agora, do Ébola. Olha bem todos os contornos duma crise financeira que assola o mundo. Observa, apenas isso te é pedido, informa-te, e tiras as tuas conclusões. Complexo? Talvez! Contudo, se leres estas palavras com o coração, mais do que com a mente, talvez te façam ressonância.

O medo não é mais do que a ausência de Amor. O medo é a polarização negativa do Amor, não porque é mau, mas sim porque ele bloqueia-nos, impede-nos de nos desenvolvermos e dá força ao Ego. O medo é um instinto básico de sobrevivência, mas quando o racionalizamos, damos-lhe poder e deixamos de desenvolver aquilo que viémos fazer à Terra, viver a experiência do nosso propósito de vida e desenvolvermo-nos espiritualmente. Um dos nossos maiores desafios é enfrentar os nossos medos, algo que não passa, de todo, por os eliminar, mas sim por compreender e assumir que eles são uma parte de nós que só têm a força e o poder que lhes quisermos dar. É mas simples do que parece, mas leva tempo, pois só o conseguimos fazer quando nos amamos de tal forma que permitimo-nos fazer os processos de libertação e desapego que vão tornar o Ego no que ele é, um suporte da existência física, uma ponte entre o inconsciente e o consciente. Se nos deixamos controlar pelo medo, perdemos o nosso poder pessoal, entregamo-lo aos outros, a essa Sombra que precisa da nossa energia. Só com um profundo amor por nós mesmos, aceitando quem somos, vivendo na Luz, na ligação com o Divino em nós, poderemos avançar na nossa vida. É o trabalho de uma vida (quem sabe até de mais) e cada momento é precioso.

Boa semana!

Posts Relacionados

Deixa um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.