fbpx
Scroll Top
Avenida Miguel Bombarda, 21 - 7º Dto - 1050-161 Lisboa

Carneiro – O Primeiro Impulso

20180321-Carneiro-O-Primeiro-Impulso

No princípio tudo e todos somos fogo, vontade, impulso, somos uma centelha do Todo constituída Espírito que se separa para crescer e retornar à morada do Pai. Nesse percurso de separação e reunificação escolhemos, se assim for o nosso propósito, um percurso de encarnação na Terra para cumprir o que podemos chamar de missão, para evoluirmos, aprendermos, experienciarmos e amarmos. É neste maravilhoso planeta-espírito que abraçamos uma das mais desafiadoras jornadas que um espírito pode escolher, iniciando a vida com o impulso do fogo gerador, vendo a luz através do impulso-dor do parto, respirando pela primeira vez através da dor que é o impulso da vida consciente. A dor que é também vida, a dor que é impulso, a dor que é a representação da coragem, do guerreiro em nós, da força do primeiro Signo, Carneiro.

Somos sistemas inseridos em outros sistemas que, em última instância, do ponto de vista consciente e energético, estão integrados num poderoso e enorme sistema, o do Zodíaco. Muito mais do que simples estrelas agrupadas em constelações, visionadas por seres num qualquer momento da vida humana neste planeta, o Zodíaco é um círculo energético que nos envolve e influencia, que nos entrega a sua semente como dádiva do Universo para o desenvolvimento na Terra. Ele é, na verdade, um enorme ovo cósmico gerador e impulsionador, integrado num Universo tão vasto quanto desconhecido, tão misterioso quanto maravilhoso, onde tanto acontece e tanto permanece.

Quando, na sua trajectória, a Terra e o Sol se alinham com o ponto Vernal dá-se o Equinócio da Primavera no hemisfério norte, o momento em que dia e noite têm o mesmo tempo, o início do Signo de Carneiro, a representação da semente que rasga a Terra e revela-nos o seu Universo de potencial, que liberta o potencial e o impulso de vida que nela estava contida e adormecida. Mais uma vez, a dor do quebrar a casca, rasgar a Terra, arriscar elevar-se para a Luz do Pai depois de se aprofundar, através das suas raízes, sublimes representantes da memória, na Terra Mãe, na missão de tornar-se o que se propôs ser até dar os frutos e deixar o seu legado. Tal como a semente, assim somos nós, seres humanos, na escolha dum percurso de encarnação.

Escultura – Ares Ludovisi
Representação do deus Ares (grego, que dará origem ao romano Marte), presente no Museu Nacional Romano.

Carneiro é o primeiro Signo do Zodíaco, o primeiro Signo do primeiro Elemento, Fogo, do primeiro Modo, Cardinal, ele é a força genuína, pura e crua da Vida. Representante do Equinócio, ele é a noite que dá a vez ao dia, a luz na sua ascensão que percorre o caminho de iniciação para ser coroada no Solstício de Verão. Carneiro é o Guerreiro em nós, aquele que se ergue para ser vitorioso, que tem em si a força da Vida que o habita e a coragem de abraçar desafios, a liberdade de ser ele mesmo, sem medo, sem receio, sem anseio. Carneiro dá o arranque para um novo ciclo, para o que podemos chamar de novo ano astrológico, o início de mais um percurso solar na espiral de evolução.

O Sol, manifestação e representação do Espírito, de todos os Espíritos, é o gerador de vida, o potenciador da energia libertada pelo Zodíaco, que atravessa o espaço e nos brinda com as suas mais ínfimas partículas, aquelas que, numa perspectiva quântica, vibram em nós e nos auxiliam em mais um ciclo de desenvolvimento. Ao alinhar-se com o Sol e o ponto Vernal, a energia de Carneiro é activada na Terra, abre um novo ciclo e relembra-nos que a vida, a verdadeira Vida, é uma dádiva, uma bênção, que nos é dada por nossa escolha e que pede o integrar da vibração que habita no coração do Guerreiro, o respeito, a honra, a vontade, a coragem e a entrega. É neste sentido que a regência de Marte se enquadra na perfeição, pedindo ao impulsivo, impetuoso e conquistador deus o sublimar do seu fervor sanguíneo, ensinando-o a direccionar a sua energia em prol, não da guerra e da destruição, mas sim da Vida, da Luz, da Verdade.

Carneiro recorda-nos que a encarnação é o espírito tornado corpo, que o corpo é vida. É a encarnação a escolha, a presença, o fundamento do nosso percurso, o aqui e o agora, representado pelo instante constante que ele representa, carregado de memórias nas suas células e no cérebro, sem dúvida, mas em permanente desenvolvimento e evolução. Quando as memórias ganham força, o corpo sedimenta-as e somatiza-as, o passado aprisiona, como um trauma de guerra, e a energia de Carneiro bloqueia e torna-se destrutiva, força bruta sem sentido ou direcção, carregada de ansiedade e instável. Contudo, Carneiro pede-nos a consciência do corpo físico como o precioso veículo da encarnação no seu propósito, o Guerreiro que afirma quem é em cada momento, que tem a coragem de ser ele mesmo em cada instante, pois sabe que é único, singular e especial.

Quando bem integrada e focada, esta energia, a de Carneiro, é a força motriz que nos leva para lá do que está instituído e estruturado, que nos projecta para a manifestação do nosso potencial, que nos dá o primeiro impulso para sermos muito mais do que um simples corpo que é animado por uma alma.

Carneiro pede-nos que olhemos o horizonte que nos é dado como um novo ciclo constante que nos espera, que arranca, pleno de possibilidades. Como a semente que, durante o Inverno, ganhou nutrientes e esteve protegida, que com as chuvas abriu para dar forma às raízes e conectar-se com a terra, rasgando depois em direcção à Luz, é através da energia deste Signo que temos a possibilidade de dar o impulso de vida e afirmarmos, com coragem e determinação, com vontade e força, quem somos, quem queremos ser, até onde queremos chegar. O maior obstáculo que impede o Guerreiro de conquistar e ser vencedor é ele mesmo, na crença que tem de si mesmo, na forma como se prepara, no respeito que tem por si, pela sua consciência mental, emocional e também espiritual, mas sabendo que se é na Terra que escolher percorrer a sua encarnação, então é o corpo físico o que maior respeito exige, pois é ele a manifestação do propósito, a mais bela construção divina nesta dimensão, perfeita mesmo quando parece imperfeita, única e sublime.

Ainda que, na nossa ideia e nos nossos conceitos, a energia do Guerreiro seja vista como uma energia bélica, agressiva e destrutiva, ela, na realidade, é muito superior a isso. Quando bem integrada e focada, esta energia, a de Carneiro, é a força motriz que nos leva para lá do que está instituído e estruturado, que nos projecta para a manifestação do nosso potencial, que nos dá o primeiro impulso para sermos muito mais do que um simples corpo que é animado por uma alma. Para o fazermos, precisamos de trabalhar os domínios da nossa mente e torná-la a catalisadora da nossa energia, que nos dá direcções, que alimenta o nosso propósito e que, nesse sentido, nos pede para estarmos presentes em nós mesmos, no agora, pois só dessa forma conseguimos dar-nos à nossa própria vida.

Carneiro nem sempre é perfeito, nem sempre é subtil ou sublime, mas ele é real, é directo, verdadeiro, sem filtros, é o que é e mais não lhe é pedido, pois só assumindo quem somos, na integridade da nossa existência e consciência, podemos fazer cumprir o propósito que nos trouxe à Terra e, em última (e talvez primeira) instância, é isso que o primeiro Signo do Zodíaco nos solicita, no esplendor da sua força, como o Guerreiro que grita para libertar energia e sair a correr para a sua conquista. Aprendendo o valor da Vontade e da Coragem, da Honra e da Verdade, do Respeito e da Entrega, estamos a ser iniciados no cumprimento da encarnação, na vivência do percurso que nos leva ao retorno à Fonte, ao Pai, sabendo quem somos, reconhecendo-nos como Guerreiros de Luz e Amor.

Posts Relacionados

Comments (1)

Obrigada pela reflexão! Fantástica! 🙏😘

Deixa um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.