fbpx

Podcast – INTROSPECÇÃO

Desde há muitos anos que expresso uma crença, a de que somos todos Peregrinos nesta vida, sempre, com maior ou menor consciência, em busca de um sentido e em direcção à nossa essência. É esta a linha que me guia neste podcast, onde trago, sozinho ou com convidados, conversas com Alma e olhares para dentro de nós e do mundo em que vivemos. Explorando temas de Espiritualidade e de Esoterismo, caminhando através da Astrologia e no Tarot, procuro desmistificar temas e compreender os tempos que vivemos, olhando-os de forma prática, real e concreta, mas sempre profunda.

Oiça o trailer

Temporada 1

Alquimia da Luz e da Sombra

O mundo e a realidade em que vivemos é dual, e tal faz parte do próprio desafio que é a dimensão e a natureza terrena. Esta dualidade, ao longo dos séculos e milénios em que vivemos na Terra, tem sido vivida em conflito, numa espécie de guerra constante entre um lado e o outro, entre o bem e o mal, entre a Luz e a Sombra. No entanto, o que a vida no planeta nos mostra é que, na verdade, Luz e Sombra são duas partes do mesmo, são duas parcelas essenciais da nossa presença e do nosso processo de evolução neste plano. Quando entramos em caminhos que chamamos de espirituais, somos muitas vezes levados a uma “ilusão de luz”, uma necessidade de sermos essa coisa que compreendemos e almejamos como luz, reflexos do nosso ego, dos medos que são inerentes à própria existência terrena.

É preciso recordarmo-nos que, na verdade, somos Luz e Sombra, que sem uma não poderemos compreender e integrar a outra, que não podemos revelar a beleza do nosso Espírito, a Luz mais brilhante do nosso Eu, sem mergulhar no nosso Inferno interior e pessoal, nas nossas sombras mais densas e profundas, sem trazer os nossos monstros, demónios e medos ao de cima. Sem esta consciência continuamos na guerra constante em que temos vivido, continuamos a alimentar o ego mascarado de espiritualidade. Sem esta consciência continuamos a viver em medo, mesmo sem o perceber, pois não fazemos o verdadeiro e mais importante trabalho, o de integração constante, o verdadeiro caminho que viemos percorrer, o propósito do Alquimista que existe em cada um de nós. Este é o profundo tema que escolhi explorar neste segundo episódio do meu podcast.

Do Círculo ao Centro

Olhar para dentro de nós, encontrarmo-nos e redescobrirmos a nossa essência, o melhor e mais divino que cada um de nós tem em si mesmo, é um dos pontos mais importantes e significativos deste momento que vivemos. O mundo que nos rodeia, assim como a nossa vida, é um reflexo de quem somos, individual e colectivamente e, por isso, quando nos conhecemos, quando mergulhamos dentro de nós, compreendemos o nosso lugar, primeiro que tudo, nas nossas vidas, depois nos sistemas em que estamos inseridos e, por fim, no mundo em que vivemos. Isso confere-nos uma maravilhosa consciência de quem somos e do nosso poder, mas também a responsabilidade de sermos melhores, de nos propormos a evoluir, a transcender a própria matéria e deixar a nossa marca, por mais indelével que seja.

Conhecermo-nos dá-nos a capacidade de construirmos mais estruturada e solidamente quem somos. É isso também que nos permite Ser e não apenas Existir. É isso também que nos permite dar mais de quem somos. A viagem de introspecção e de autoconhecimento que é tão necessária, tão exigente, mas também tão crucial, vital mesmo, é um caminho do Círculo que representa a nossa estrutura, a nossa base, a construção de quem somos, para o Centro, a nossa Essência, e é esse o tema que exploro no primeiro episódio deste podcast.

X