O Natal é o tempo da Magia, da Esperança e do Amor! Na essência do que é o Natal, todas estas palavras são verdadeiras. Contudo, confesso que este ano, com tantas coisas que temos vivido, com tantas guerras e conflitos, com tanta dor e sofrimento que nos rodeiam, nem sempre é fácil sentir este espírito natalício tão presente no coração e, por isso, ao contrário de outros anos, estava muito mais difícil trazer para palavras, que se querem sinceras e verdadeiras, uma mensagem de Natal. Escrevi várias linhas que, de seguida, apagava, pois não me soavam bem, não me aqueciam o coração com aquele que, considero, é o grande simbolismo do que é esta época mágica.
Foi então que me comecei a recordar de natais passados, da azáfama dos dias anteriores, da voz da minha avó que, enquanto fazia inúmeros doces, cantava músicas de Natal dum disco de vinil, provavelmente, mais velho do que eu. Natal deve ser felicidade, alegria e partilha, mas nem sempre assim o é. Por vezes, muitas vezes até, o Natal é acompanhado de tristeza, levado num coração apertado, com a saudade de quem já partiu ou de quem está longe, com a consciência de que, quanto as festas terminarem, a realidade vai permanecer com tudo o que já existia. É nesse momento que necessitamos de nos recordar do verdadeiro e maravilhoso simbolismo do Natal.
O Natal é o tempo da Magia, da Esperança e do Amor, pequenas coisas imateriais das quais necessitamos de nos lembrar, não só nestes, mas em todos os dias do ano. São estas pequenas coisas que nos recordam da nossa humanidade e que, quando as carregamos no nosso coração, nos fazem sentir que, por mais estreita e escura que seja a estrada, se acreditarmos, vamos conseguir superar todos os obstáculos. No fundo, também é essa a história do menino, promessa da Vida, Deus nascido criança, o Messias, símbolo de esperança, de Luz no meio de tempos de trevas.
Por isso, o meu maior desejo para este Natal é que voltemos a acreditar na Magia, que possamos preencher os nossos corações com Amor e renovemos a nossa Esperança num mundo melhor, tornando-a semente que germine e cresça em cada dia do novo ano que se aproxima.
A todos um Natal profundo e verdadeiro!