Há pouco mais de um ano a nossa vida mudava. Muitas coisas que tomávamos como garantidas, que pensávamos que nunca iriam mudar, em poucas semanas tomaram outras proporções, transformaram-se, trouxeram-nos medo, dúvidas e muitas, muitas questões. Hoje, pouco mais de um ano depois de um enorme processo começar, ainda pouco vemos uma luz ao fundo do túnel, ainda não temos uma certeza concreta do fim, ainda não sabemos quando poderemos largar alguns dos cuidados extra que tivemos de adoptar, quando poderemos voltar a viver duma forma mais livre, mais plena.
Este é um tempo de incertezas, de turbulência, de dúvidas e receios, é verdade, um tempo em que tudo o que temos vivido tem-nos extremado, mas é também o tempo em que precisamos de compreender o caminho que temos feito, de integrar as aprendizagens que até agora nos têm sido oferecidas e de começar a delinear o caminho que se coloca à nossa frente. As provações e desafios ainda não terminaram, e nem sequer temos forma de prever quando isso irá acontecer. Mesmo quando tudo, e certa forma, terminar, o mundo que iremos encontrar será diferente daquele que deixámos no início de 2020, também cada um de nós será diferente, mas a vida continua e um novo caminho se apresentará à nossa frente, pelo que é tempo de pormos as mãos à obra.
Foi neste sentido que, no passado dia 26 de Abril de 2021, dei a Palestra – Traços para um Novo Futuro, onde olhámos para o trilho que temos feito, compreendendo o que ele até agora nos mostrou e nos ensinou, mas onde também me foquei no propósito de começar a desenhar os passos e preparar o caminho que temos pela frente, encontrar chaves para as páginas em branco que nos serão apresentadas, entendendo como poderemos transformar todo o percurso até agora feito em matéria-prima para quem queremos ser e o que queremos construir nas nossas vidas.
Siga o meu canal no YouTube!